Palestrantes

Antropóloga e professora adjunta do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal da Paraíba. Possui doutorado pela Universidade de Brasília e pós-doutorado pela University of Aberdeen. Participa como colaboradora dos grupos de pesquisa LA’GRIMA e Rastros Urbanos. Atualmente, dedica-se à pesquisa do desenho como uma forma de notação, descrição e exposição do conhecimento em Antropologia. Suas publicações sobre o tema versam sobre a produção de diários de campo desenhados, a relação histórica e atual entre desenho e Antropologia e a produção de ensaios gráficos.

 

 

Jornalista, graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Espírito Santo (2008). É mestre pelo Programa de Pós-graduação em Multimeios (Fotografia e Cinema), do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, com auxílio de bolsa FAPESP. Atualmente, é doutorando em Antropologia Social pelo Departamento de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp (também com auxílio de bolsa FAPESP), estudando temas relacionados com imagem, antropologia da imagem, religião, simbolismo, rituais, narrativas visuais e verbais e cultura oriental.

 

 

Doutora em Antropologia Social pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da USP (2015). É mestre em Artes pelo Instituto de Artes da UNICAMP (2009) e possui graduação em Ciências Sociais pela UNICAMP (2004). Realizou pesquisa junto aos Asuriní do Xingu (PA) de 2005 à 2016 investigando temas como a performance no ritual indígena, noções de imagem, fotografia, audiovisual e produção de imagens. Atualmente desenvolve uma investigação acerca do uso do audiovisual na pesquisa sobre fazer musical junto ao Projeto temático: "Musicar Local: Novas Trilhas para a etnomusicologia” (USP/Unicamp). Integra o Núcleo de Antropologia da Performance e do Drama - NAPEDRA e o GRAVI- Grupo de Antropologia Visual, ambos da USP. Realizou estágio de pesquisa junto ao EREA - Centre Enseignement et Recherche en Ethnologie Amérindienne/ LESC/ CNRS/ Université Paris X Nanterre, Paris, França (entre agosto de 2013 e julho de 2014). É membro da Rede de Apoio ao Povo Kariri-Xocó.

 

 

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2009), Unesp. Em Março de 2011 tornei-me aluna regular do Programa de Mestrado de Antropologia Social, Unicamp, sendo bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Cursa o doutorado como aluna regular do Programa de Pós Graduação em Antropologia Social na Unicamp. Trabalha na área de cultura material e antropologia da arte, investigando a respeito do aprendizado e habilidade no ofício de rendar rendas de bilros.

 

 

Antropóloga, Professora colaboradora do Departamento de Antropologia da UNICAMP. Mestre em Geografia, Institut de Géographie, Universidade de Paris IV/ França, e em Antropologia Social, IFCH, UNICAMP /SP; Doutora em Ciências Humanas, FFLCH/USP/SP. Participou como pesquisadora dos núcleos: PAGU -Núcleo de Estudos de Gênero- e do CIEC –Centro de Estudos da Cidade/UNICAMP. Coordenou o projeto de pesquisa- “Revisitando a prática pedagógica: relações interétnicas na escola pública da cidade de São Paulo. FAPESP/Ensino Público, e vídeos de pesquisa/FAPESP/FAEP/UNICAMP. Entres outros, publicou o artigo “Caldeirão de Injustiça” Cadernos de Arte e Antropologia: vol.1, no2: 9-38. Acessível em: www.cadernosaa.ufba.br ISSN: 2238-0361, e está com um livro no prelo, O lugar da Pobreza. Programa de Pós-graduação em Antropologia. Social/UNICAMP.

 

 

Antropóloga, professora no Departamento de Ciências Sociais da UNIFESP-Universidade Federal de São Paulo. É mestre em Antropologia Social pelo Museu Nacional/UFRJ e doutora em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo. Coordena desde 2007 o VISURB- Grupo de Pesquisas Visuais e urbanas da UNIFESP. É pesquisadora do GRAVI-Grupo de antropologia visual da USP desde 1996. É autora dos livros São Paulo Cidade Azul (Alameda/FAPESP, 2012) e Antropologia e Imagem (Zahar, 2006); é organizadora e autora dos Livros A Experiência da Imagem na Etnografia (Terceiro Nome, 2016), Ciências Sociais em Diálogo (Ed. UNIFESP, 2014), Imagem-conhecimento (Papirus, 2009), Escrituras da Imagem (EDUSP, 2004). É autora dos Filmes Pimentas nos Olhos (2015), Míriam Moreira Leite:Caminhos da Memória (2007), No canto dos Olhos (2006) e Em(si) Mesma (2006) que recebeu o Prêmio Associação dos Documentaristas do Rio de Janeiro. Em 2015 esteve como Visiting Scholar na University of Oxford.

 

 

Professora Adjunta do Departamento de Formação de Professores da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense /Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ. Cientista social formada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com doutorado em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPCIS / UERJ) e mestrado pelo mesmo Programa. Desenvolveu pesquisa de Pós-doutorado no PPCIS / UERJ e coordenou, de 2012 a 2014, o Grupo de Pesquisa INARRA/Imagens, Narrativas e Práticas Culturais, Diretório de Pesquisa/CNPq-UERJ, onde é pesquisadora associada. Atualmente é co-coordenadora do Núcleo de Estudos Visuais em Periferias Urbanas - NuVISU//CNPq-UERJ. Foi professora-pesquisadora e tutora de disciplinas de EAD na UNIRIO (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro) na área de Psicologia, Educação e Saúde. Tem experiência na área de Antropologia e Sociologia, com ênfase nos seguintes temas: antropologia visual, menores em situação de risco, criminalidade feminina, envelhecimento e violência urbana. Publicou artigos, realizou ensaios fotográficos e participou de realização de vídeo etnográfico e de exposições coletivas em Artes Visuais.

 

 

Doutoranda em Antropologia Social pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade de São Paulo (PPGAS/USP) com bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (processo n. 2014/25152-0). Pesquisadora associada do Grupo de Antropologia Visual – GRAVI (USP/Brasil), ao Centro de Estudos Africanos (UEM/Moçambique) e ao Research Center for Material Culture (Holanda). Realiza pesquisa sobre os temas de antropologia visual, fotografia, memória, arquivo e colonialismo.

 

 

Directeur d’études at the École des Hautes Etudes en Sciences Sociales and Directeur de recherche at the CNRS, in Paris. He has done fieldwork on the shamanistic traditions and the use of picture writing among the Kuna of Panama (1977-1981). He has worked on ritual action, the ritual use of images, and non-Western Arts of Memory , in the perspective of an Anthropology of memory and imagination inspired by the work of Aby Warburg. A member of the Laboratoire d’Anthropologie Sociale of the Collège de France since 1985, he has been a Getty Scholar at the Getty Institute for the History of Art and the Humanities in Los Angeles (1994-95), a Fellow of the Wissenschaftskolleg in Berlin (2002-2003), and a Visiting Fellow at the King’s College of the University of Cambridge (2012-2013). Recently, he has been a second time invited as a Getty Scholar at the Getty Research Institute for 2016-2017. Since 2002, he is Permanent Visiting Professor at the University of Venezia (IUAV). Among his books: La memoria rituale – Follia e immagine del Bianco in una tradizione sciamanica amerindiana, Firenze 1993, Naven or the Other Self, New York, Brill 1998 (with M.Houseman) L’image rituelle, Paris, L’Herne, 2014 (with Carlos Fausto), The Chimera Principle – An Anthropology of Memory and Imagination, Chicago, Hau Books/Chicago University Press, 2015, Translating Worlds – The epistemological space of translation (with William Hanks), Hau Books/Chicago University Press, 2016 and L’Objet-Personne – Une anthropologie de la croyance visuelle, Paris, 2017.

 

 

Professor do Departamento de Antropologia da Universidade Estadual de Campinas, instituição em que está credenciado como professor do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social e do Programa de Doutorado em Ciências Sociais (linha Estudo de Patrimônio e Memória). É o atual Diretor Acadêmico do Arquivo Edgard Leuenroth. Tem como interesses de pesquisa: História da Antropologia, Teoria Antropológica, Antropologia e Produção Simbólica, bem como Etnografia de Arquivos.